segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

O primeiro natal

Bernardo teve 3 comemorações do primeiro natal. No começo da semana, alguns dias antes da data oficial, tivemos o pré natal da família do meu pai. Bernardo e seu traje típico chegou dormindo, mas ao sentir tanta platéia, acordou e ficou fazendo umas gracinhas por um tempo. Ganhou mil presentes, entre eles uma girafa de pelúcia que ele amou (afinal, é quase do tamanho dele).
No dia 24, fomos para a casa da família da minha mãe, mas Bernardo chegou dormindo, permaneceu dormindo e saiu dormindo. Ganhou mais milhões de presentes, vários com espelho, que ele ficou intrigadíssimo quando se viu de frente para eles. Chegamos em casa e as 2.30 ele resolveu acordar, e imagino que ficou esperando papai noel passar, pois só voltou a dormir quase 6 da manhã. Ufa !
No dia 25, ao tomar banho para a última comemoração, fez um belo de um cocô na banheira. Tira ele, começa o processo toooooodo de novo.....
Fomos então para casa dos avós paternos, onde rola todo ano um lanche com família e amigos. Bernardo achando que era gente grande, ficou acordado quase o tempo todo. Foi em mil colos, estava atento a tudo e só queria era ficar no colo do pai e da mãe. Ganhou mais uma dúzia de presentes, brinquedos, roupas, acessórios, um bando de coisa fofa ! Se rendeu ao sono quase 9 da noite e aí sim, apagou. Veio chapado para casa e dormiu como um anjo o resto da noite.
Foi um natal bem diferente, com várias crianças novas em ambas as famílias e o foco girando total em volta delas. Diferente e bem gostoso !!!

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

18/12/2010 - 1 mês

1 mês comemorado com avós, tias, madrinha e prima Maria Vitória. Ganhou presentinhos e se comportou muito bem, nos deixando sair a noite para dar um beijo de aniversário na Bibs, enquando a vó Claudinha tomava conta dele. Saímos e voltamos ele seguia dormindo.

E esse final de semana algumas surpresas. A primeira o cocô que ele fez na parede, seguido de 2 xixis em cima do pai e 1 na mãe. Nunca o cesto de roupa suja esteve tão cheio ! A segunda, a super dormida de 5 horas seguidas !!!!

Fomos na consulta de 1 mês no pediatra e como Bernardo está crescendo e engordando ( 56,5 cm e 4.4 quilos) ele liberou o despertador noturno e só vamos acordar quando o neném chamar. Fora isso, tudo ótimo e já estamos aguardando as próximas novidades: a descoberta da própria mão e os primeiros sorrisos conscientes.

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Os dias que se seguiram.....


No primeiro final de semana tivemos o primeiro evento social. Fomos almoçar na casa da bisa Lia. Bernardo se comprotou super bem e nos encorajou de procurar uma casa para almoçar todo domingo. Ficou quietinho, tranquilo, como tem sido todos os dias.
Tivemos a segunda consulta ao pediatra e ele engordou e cresceu mais um pouco.
As visitas continuaram, a casa ficou cheia e o armário só se enche de presente. É incrível a quantidade de coisa que ele continua a ganhar. Chegam presentes de todos os lados: amigas da minha mãe, amigos de trabalho do meu pai, amigas de SP. Amo todos e principalmente o carinho que todos estão tendo com o baby.
Ao fim dessa semana, veio então o primeiro final de semana que eu e Christian ficamos sem babá. Botamos a mão na massa: colocar para arrotar toda hora, trocar milhões de fraldas, dar banho, trocar milhões de roupas.....Foi cansativo, mas acho que tiramos de letra. De manhã minha mãe veio ajudar, enquanto eu deixava o Christian (que acordava comigo todas as vezes) dormir mais um pouco. Engraçado que ele ficou muuuuuuito mais cansado que eu, não tá acostumado a ficar dormindo pingado, achou bizarro de cansativo. Demos uma segurada nas visitas, passamos o domingo na casa dos meus sogros e chegamos inteiros ! Na verdade foi bem saudável ficarmos sozinhos com ele. Acho que não tem maneira melhor de conhecer o filho do que essa convivência intensa, sem ninguém interferindo. Que venham os próximos !

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Os primeiros dias em casa

Chegamos em casa na segunda de manhã e a Dina (babá) já nos esperava. A primeira providência depois de apresentar a casa para o baby foi providenciar uma série de coisas. A gente nunca lembra de tudo, né ? Era potinho para algodão, gaze, remédios para ter em casa, travesseirinho, uniforme para a Dina, sapato, umas coisas que faltaram providenciar para o quarto de empregada, ufa, uma lista sem mim. Minha santa mãe e santa tia estavam a postos e organizaram tudo para mim. Bernardo passou o dia tranquilo, dormiu bastante e mamou direito, mas a primeira noite......foi a primeira noite. Bem cansativa, mas acho que estávamos acertando os ponteiros porque as outras transcorreram com mais facilidade. Cansativo para caramba ficar nesse esquema de dorme e acorda de 3 em 3 horas, mas nada que a gente não se acostume.

Na primeira semana a casa ficou lotada de gente. Eram as tias, os avós, a Julia, amigas, enfim, todos ainda querendo de novo ver o Bernardo, agora com mais calma. Ele seguia um anjo, ía no colo das pessoas, dormia como se já as conhecesse há muito tempo.

No final de semana tive consulta com o obstetra e aproveitei para dar uma volta em Ipanema, trocar uns presentes, dar uma arejada. Tirei leite (essa parte é chaaaaaata) e a Dinda deu uma mamadeira para ele, assim pude curtir um pouco. Já perdi 8 quilos e estou bem. Volto em 20 dias para ter alta.

Fomos também ao pediatra e Bernardo foi muito elogiado. Já recuperou praticamente tudo que perdeu de peso no hospital e cresceu um pouco também. O pediatra gostou da minha cara, disse que pela cara da mãe ele já vê tudo..... Neném chorou muito lá na consulta. Definitivamente ele não gosta de se despir na frente dos outros.

Em breve conto do primeiro fim de semana.......

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Os dias na maternidade


Bernardo desde a maternidade se comportou muito bem. Passou os dias no quarto com a gente, mas as noites - como me recomendaram as já mães - ele ficava no berçario (que estava lotado de nenéns). Eu senti muita dor nos primeiros dias, foi bem ruim, mas com um remedinho aqui, outro ali, deu para levar. Tentava andar pelo corredor, mas tava com tantos gases, que não rolava......
Os muito gases se deram em função das 95 pessoas que foram nos ver de sexta a segunda ! Sim, 95 !!! Família, amigos nossos, amigos dos nossos pais.....isso sem contar as pessoas que foram 2, 3 vezes ! Todo mundo querendo ver, saber, levar presentes (milhões deles ) , tirar fotos .... Bernardo nasceu popular - hehehehe. Tinha horas que o quarto parecia uma festa e ele lá, dormindo, tranquilão ....

A parte de amamentação foi mais complicada do que eu imaginava.....achava - na minha ingenuidade de iniciante - que era colocar no peito e vamos lá. Ledo engano. A criança vai aprendendo aos poucos e se você der sorte de ter gente bacana no berçario para te ajudar, tudo fica mais fácil.

Optei por ficar uma noite a mais internada, em função das dores e do neném ainda não estar firme na mamada. Foi a melhor coisa que eu fiz. Aproveitei a infra da São José ao máximo, voltei para casa tranquila e já com bem menos dor. A única coisa que voltou junto e não devia foi a barriga. Mega. Brinquei com a enfermeira na hora de ir embora que volto em 4 meses para tirar o neném que ainda ficou.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

18/11/2010

Enfim, Bernardo nasceu ! Estava em casa, tranquila, quando o obstetra me liga pedindo para eu dar um pulo lá. Como tinha consulta no dia seguinte, achei estranho, mas tentei me manter calma. Fui com minha mãe e quando cheguei lá ele foi direto ao ponto: O neném é enorme e está com 3 voltas de cordão enrolado no pescoço, teríamos que marcar uma cesária. Ok, pensei eu que seria amanhã, ou dali a dois dias. Eram 5 da tarde e ele disse que deveria ser naquele dia, não havia motivo para esperar mais, já estava com quase 40 semanas, peso suficiente. Seria as 9. Era o tempo de eu ir em casa, pegar minha mala e encontrar com ele na São José. Liguei então para o Christian, avisando do nascimento. Minha mãe, já super tensa, ligou em 5 minutos para meu pai, Julia, minha avó.....De repente não paravam de apitar mensagens no meu celular. Julia chorava, Bibs perambulava pela rua chorando, Bruna chorava, Lili me ligava, eu avisava a minhas amigas, com medo de esquecer alguém. Muito engraçado.

Fui para casa e encontrei Christian lá. Tenso. Arrumamos o que faltava, liguei para o pediatra, para a Cordvida e lá fomos para a São José. Minha mãe foi para casa pegar as lembrancinhas, a Julia, a minha avó e pouco depois o meu quarto no hospital tava lotado. Todos felizes, batendo papo, eu tranquila, nem parecia que teria um filho em poucas horas. Tia Rosa chegou, ficou chocada com a confusão, deu bronca em todo mundo, mas não sabia ela que isso não adiantava quando se trata da minha famíla.

Pouco antes das 9, o maqueiro me levou. Já havia conversado com o obstetra, com as assistentes, o anestesita e o pediatra. Sái de lá tranquila, enquanto metade das pessoas a minha volta choravam horrores. Cristina e Christian foram comigo até a porta do centro cirúrgico e Christian surpreendendo a todos encarou o parto com louvor.

Tudo correu bem, a anestesia foi tranquila, só bem estranho não sentir a sua perna, ver ela ser mexida pelos outros e não responder a você. Na cirurgia a equipe conversava como se eu não estivesse ali e em determinada hora a assistente filha do médico e amiga de infância manda a seguinte frase: - Lê, lembra quando aquela vaca caiu na piscina da sua casa de Penedo ? - Hahahahah, como assim, eu ali toda troncha e ela lembrando daquilo ?

Em poucos minutos sai Bernardo e eu olho de ladinho ele sendo analisado pelo pediatra. Christian chora. Eu tento entender o que tá acontecendo. É tudo muito rápido e em minutos ele está do meu lado. É perfeito. É lindo. Muito pequeno. Caramba, é o meu filho !

Ele sai com o pai e o pediatra e eu sigo lá sendo costurada. Nessa hora fiquei muito enjoada, foi bem ruim, mas logo passou. Espero hoooooooras alguém me levar de volta para o quarto, no corredor, ouvindo a voz do Frazão lá fora, louca para sair dali. Quando abre a porta, tem 23 pessoas me esperando, me filmando (não, que não quero registros assim, de touca, péssima !), falando comigo, uma loucura.

Fui para o quarto, que já tava vazio e após umas 2 hrs o Bernardo chegou. Fofo, todo arrumadinho de vermelho e enfim nos conhecemos com calma. Ficou deitado no meu peito, quietinho, foi demais. Olhava para ele, para o Christian, sem entender ainda aquilo tudo......acho que a ficha só foi caindo muito aos poucos.....